HORA CERTA


quarta-feira, 24 de março de 2010

EDUCAÇÃO TECNOLOGICA


A Educação Tecnológica pode ser focalizada de vários pontos de vista: do mundo da educação, do mundo do trabalho, da produção de conhecimentos ou da necessidade de novas metodologias. O conceito de Educação Tecnológica, diz respeito á formação do indivíduo para viver na era tecnológica de uma forma mais crítica e mais humana
Na educação de hoje, não devemos estar apenas comprometidos com a diversidade de conteúdos, com o aprendizado das diferentes linguagens, mas também com a formação de competências sociais,
Quando falamos em usar a tecnologia no ensino, logo vem em nossa mente o uso da Informática e é lógico pensarmos assim. Mas, a tecnologia não se resume apenas em computadores, o lápis e o papel, por exemplo, também é uma tecnologia e que às vezes nós nos esquecemos. Bem, sabemos que a informática é importante na educação, mas isso não significa que ela é a solução de todos os problemas, mas ela serve para facilitar e até tornar mais divertido o aprendizado dos alunos e as horas em sala de aula.
Para isso é preciso que o professor conheça os recursos que ele oferece e crie formas interessantes de usá-los. Precisamos ter claro em nossa mente que melhor que um professor ensinar, é o aluno aprender. Bem, antes de usar o computador, o professor precisa saber que método de ensino-aprendizagem ele pretende usar. Visto que para o aluno aprender, não basta apenas ter tecnologias modernas, mas o professor precisa também usar novas metodologias de ensino, porque não adianta novas tecnologias com metodologias arcaicas.
Como diz Guimarães Rosa, em Grande Sertão Veredas: "Será que realmente ensinamos alguma coisa a alguém? Mestre não é aquele que sempre ensina, mas quem de repente aprende."
É bom sempre lembramos que, a tecnologia no ensino tem que servir para auxiliar o aluno, para ajudar o aluno a pensar e a fazer, não para substituir. Então o professor precisa usar uma metodologia que faça o aluno saber-pensar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário