HORA CERTA


quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Projeto Amora: sintonia com a era da informação


Para quem está se perguntando o que uma frutinha tão prosaica tem a ver com um projeto ligado à era digital, seus criadores explicam: “A amora é uma infrutescência formada por múltiplos frutos suculentos, derivados de uma reunião de flores diferentes que se desenvolveram próximas. Estes frutos são reunidos por um tecido também suculento, o que os transforma em uma estrutura única muito saborosa e, por isso mesmo, muito apreciada. O Projeto, por sua vez, pretende construir conhecimento a partir da inter-relação entre as múltiplas facetas das diferentes áreas do conhecimento, o que propicia a quem o constrói, uma visão ampla e interacional da realidade, também muito apreciada por integrar, criativamente, afeto e cognição”.

Dentro das programações do MEC/ProInfo, o Projeto Amora é hoje uma referência de projeto alternativo de aprendizagem via tecnologia, incluindo o projeto Escola, Conectividade e Sociedade da Informação, que tem coordenação pedagógica de uma das maiores especialistas em informática educacional do País e uma das criadoras do LEC, Léa Fagundes.

DA GAVETA PARA A INTERNET
Os assuntos são os mais diversos possíveis: vampiros, Idade Média, folclore, drogas, água, carros de corrida, qualquer assunto que tenha despertado a vontade de conhecer. Sob a orientação de um professor, sozinhos ou em pequenos grupos, eles então buscam em diversas fontes (bibliotecas, entrevistas com especialistas, etc) e também na Internet as informações para escreverem seus trabalhos. A diferença é que os trabalhos escolares não ficam empoeirando em gavetas, mas se transformam em websites, que os alunos criam e desenvolvem. A publicação é feita pelos próprios alunos em um ambiente virtual criado especialmente para os projetos de investigação.

Um comentário:

  1. muito legal a sua forma de apresentar o trabalho, citando a explicação do nome do projeto !

    ResponderExcluir