A proposta de trabalho dos Mapas Conceituais está baseada na idéia fundamental da Psicologia Cognitiva de Ausubel que estabelece que a aprendizagem ocorre por assimilação de novos conceitos e proposições na estrutura cognitiva do aluno. Novas idéias e informações são aprendidos, na medida em que existem pontos de ancoragem. Aprendizagem implica em modificações na estrutura cognitiva e não apenas em acréscimos. Segundo esta teoria, os seguintes aspectos são relevantes para a aprendizagem significativa:
- As entradas para a aprendizagem são importantes.
- Materiais de aprendizagem deverão ser bem organizados.
- Novas idéias e conceitos devem ser "potencialmente significativos" para o aluno.
- Fixando novos conceitos nas já existentes estruturas cognitivas do aluno fará com que os novos conceitos sejam relembrados.
Mapas conceituais podem ser utilizados como: |
Estratégia de estudo |
Estratégia de apresentação de itens curriculares |
Instrumento para a avaliação de aprendizagem escolar |
Pesquisas educacionais |
Como uma ferramenta de aprendizagem, o mapa conceitual é útil para o estudante, por exemplo, para:
- Fazer anotações
- Resolver problemas
- Planejar o estudo e/ou a redação de grandes relatórios
- Preparar-se para avaliações
- Identificar a integração dos tópicos
Para os professores, os mapas conceituais podem constituir-se em poderosos auxiliares nas suas tarefas rotineiras, tais como:
- Tornar claro os conceitos difíceis, arranjandos em uma ordem sistemática
- Auxiliar os professores a manterem-se mais atentos aos conceitos chaves e às relações entre eles
- Auxiliar os professores a transferir uma imagem geral e clara dos tópicos e suas relações para seus estudantes
- Reforçar a compreensão e aprendizagem por parte dos alunos
- Permitir a visualização dos conceitos chave e resumir suas inter-relações
- Verificar a aprendizagem e identificar conceitos mal compreendidos pelos alunos
- Auxiliar os professores na avaliação do processo de ensino
- Possibilitar aos professores avaliar o alcance dos objetivos pelos alunos através da identificação dos conceitos mal entendidos e dos que estão faltando
O importante é:
- Escolher o tema a ser abordado
- Definir o objetivo principal a ser perseguido
- Definir a apresentação dos tópicos, colocando-os numa seqüência hierarquizada com as interligações necessárias
- Dar conhecimento ao aluno do que se espera quanto ao que ele poderá ser capaz de realizar após a utilização do processo de aprendizagem
- Permitir sessões de feedback, de modo que ao aluno seja possível rever seus conceitos, e ao professor avaliar o instrumento utilizado, de modo a enfatizar sempre os pontos mais relevantes do assunto, mostrando onde houve erro e promovendo recursos de ajuda
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